Avança a candidatura do Carnaval de Torres Vedras a património da UNESCO

Carnaval de Torres Vedras em Lisboa

Avança a candidatura do Carnaval de Torres Vedras a património da UNESCO

 

O processo de candidatura do Carnaval de Torres Vedras a Património Cultural Imaterial da Humanidade iniciou-se em 2014. O processo avançou em 2016 e em março de 2022 foi anunciada a aprovação do pedido de registo do Carnaval de Torres Vedras no Inventário Nacional do Património (ver artigo).

Em outubro deste ano, a câmara de Torres Vedras assinou um ajuste direto para a aquisição de serviços de apoio à preparação da candidatura do Carnaval de Torres Vedras a Património Cultural Imaterial da UNESCO (ver artigo).

No passado fim de semana, a intenção de candidatura foi apresentada numa sessão aberta à comunidade, realizada no Auditório do Edifício Paços do Concelho, ue contou com a participação de representantes de associações e grupos de Carnaval e cidadãos interessados no tema.

Segundo a autarquia, a candidatura “tem como objetivos principais reforçar a importância cultural do Carnaval de Torres Vedras, reforçar o compromisso de salvaguarda e continuidade e aumentar a visibilidade internacional do mesmo”.

O próximo passo neste processo será a constituição de grupos de trabalho com associações e grupos carnavalescos, cavalinhos, artistas e outras entidades e cidadãos.

Torres Vedras deve entregar o dossiê de candidatura à Comissão Nacional da UNESCO até 15 de março de 2025.

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário